23 de agosto de 2010

Ser repórter fotográfico no Recife é complicado


Quem tiver qualquer curso universitário e quer ter o seu registro profissional junto à DRT (Delegacia Regional do Trabalho), deve só apresentar alguns documentos e, com o diploma (de engenharia ou medicina, por exemplos) o registro é concedido e registrado na carteira de Trabalho, mesmo que o solicitante esteja desempregado.

Já quem quer ter o registro em carteira na função de Repórter Fotográfico, deve só apresentar os documentos exigidos junto com algum trabalho jornalistico (foto) publicado em jornal. Não precisa ter diploma neste caso (é lei). Entretanto, na DRT de Pernambuco é exigido do candidato que seja apresentado recibo das empresas jornalisticas, provando que exercem a profissão e são remunerados. Ou seja, estão trabalhando. Mas muitos ficam sem o registro, pois não possuem tais recibos em razão de estarem desempregados. E um detalhe: para conseguir um emprego no ramo, as pessoas precisam provar que trabalham na área e isso só possível tendo registr na Carteira Profissional.

O pior é que alguns conseguem o registro sem precisar apresentar tais recibos, muito menos fotos publicadas em jornais. O sindicato da categoria sabe de tudo e nada faz. foto: web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário