Um grupo de cerca de 40 estudantes do Colégio GGE, bairro do Parnamirim, no Recife, em Pernambuco transformou a rua em frente à Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, na comunidade de mesmo nome, no Bairro do Recife, em um grande espaço de convivência, arte e brincadeiras. A ação aconteceu nesta nesta sexta-feira (7), a partir das 14h, e marca o lançamento do projeto “Rua Crescer Sem Pressa”, idealizado e desenvolvido pelos próprios alunos que integram o Clube do Impacto - movimento estudantil do GGE que estimula o protagonismo juvenil e a criação de iniciativas de impacto social e ambiental. Ao longo das últimas semanas, os alunos participaram de encontros conduzidos em parceria com a Verda, laboratório global de inovação social com experiência em projetos de sustentabilidade e transformação comunitária. Juntos, discutiram sobre como o excesso de telas, a rotina acelerada e a falta de espaços adequados têm tirado das crianças o direito de brincar. A partir dessas reflexões, nasceu a proposta de devolver a infância às ruas, transformando muros obsoletos em espaços vibrantes de arte, cor e convivência coletiva. “O ‘Rua Crescer sem Pressa’ foi criado para combater essa realidade, que acaba tirando a infância de muitas crianças, que não têm tempo de brincar. Trouxemos essa ideia para devolver essa infância do jeito certo, para que elas possam aproveitar e brincar com a gente”, explica Alice Rodrigues, aluna do 7º ano. Durante a culminância, os estudantes colocaram a mão na massa: pintar, criar brincadeiras, instalar as chamadas “telas brincantes” – painéis de madeira com ilustrações e adaptações artísticas de jogos e atividades tradicionais – e interagir com as crianças da própria comunidade do Pilar, convidadas para participar de oficinas e momentos lúdicos. O artista plástico e designer Rafa Mattos participará do evento ao lado dos alunos, contribuindo com a pintura e o grafite das obras. Para a coordenadora dos 6º e 7º anos do GGE Parnamirim, Gilma Moraes, o projeto é uma verdadeira aula de cidadania e projeto de vida. “É essencial que os alunos vivenciem experiências como essa, que unam aprendizado, empatia e responsabilidade social. Eles idealizaram, planejaram e vão executar uma ação concreta, com relevância para a comunidade. É o tipo de vivência que transforma o olhar e desperta o senso de pertencimento e de propósito”, afirma. A ação também reforça a importância da parceria entre escola e organizações sociais. Segundo Pedro Verda, diretor da Verda, trabalhar inovação social dentro das escolas amplia a visão dos estudantes sobre o papel que podem exercer na sociedade. “A ‘Rua Crescer Sem Pressa’ mostra que o protagonismo juvenil é uma poderosa ferramenta de transformação. Quando as crianças e os jovens têm espaço para agir, eles criam soluções criativas e humanas para problemas reais”, destaca. O projeto contou com o apoio de instituições parceiras como Centro, Aliança pelo Centro (WRI), Instituto Coral e Casa das Asas. Mais do que uma intervenção artística, a “Rua Crescer Sem Pressa” é um convite para repensar o ritmo da infância e valorizar o brincar como direito, expressão e aprendizado coletivo.Andrade Lorena
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