Mostrando postagens com marcador podação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador podação. Mostrar todas as postagens

13 de janeiro de 2026

Árvore foi cortada (Antes e Depois)

Esta árvore em frente ao imóvel de número 31, que fica na Rua Firmino de Barros, bairro do Cordeiro, no Recife, em Pernambuco, estava caindo e ameaçando destruir o muro da casa citada. Quando tomou conhecimento através do nosso blog,  A Prefeitura do Recife, enviou ao local uma equipe da Emlurb, que fizeram o corte da árvore. Fotos: Firmino Caetano e Emlur


b

10 de março de 2025

Descaso da Prefeitura

A Prefeitura da cidade do Recife, Pernambuco, através de Emlurb, que é o órgão que faz limpeza e cortes de árvores, enviou funcionários para rua Dom José Pereira Alves, que fica na rua do mesmo nome, bairro do Cordeiro, para realizar um corte de uma árvore centenária, mas deixam os galhos e troncos em cima da calçada, complicando a passagem das pessoas, e uma parte da sujeira tomando uma parte da pista. Está desse jeito a vários dias, e ninguém até fez nada para remover o que foi deixado. Foto: Firmino Caetano Junior. Recife.PE 

24 de maio de 2024

Galhos de árvore foram removidos (Antes e Depois)


Neste trecho da Rua Dom José Pereira Alves, bairro do Cordeiro, no Recife, Pernambuco, funcionários da Emlurb efetuaram a poda de uma árvore enorme, mas deixaram os galhos em cima da calçada, tirando assim o direito da pessoas de ir e vir. Depois que a denúncia foi veiculada neste blog, a Emlurb realizou a sua remoção. Agora, no lugar dos galhos tem um morador de rua, que deveria ser removido pela prefeitura, para um lugar decente para morar. Fotos: Firmino Caetano Junior. Recife.PE
 

19 de janeiro de 2024

Cortaram o mato (Antes e Depois)


Neste trecho da Rua Desembargador Manoel de Sá Pereira, bairro do Cordeiro, no Recife, em Pernambuco, a calçada estava tomada por muito mato, e já fazia um bom tempo. Quem passava pelo local, não estava podendo, e para desviar do obstáculo, tinha que caminhar pela pista, podendo até ser atropelado. Depois que tomou conhecimento através deste blog, a prefeitura mandou cortar o mato. Fotos: Firmino Caetano Junior. Recife.PE
 

26 de abril de 2015

Lâmpada invisível na Madalena

Este poste localizado na Rua J.A da Silveira, transversal com a Rua Dom João de Souza, no bairro da Madalena, no Recife, está tomado por uma grande quantidade de galhos de uma árvore e fazendo com que a lâmpada que nele está instalada, fique coberta pela vegetação e assim impedindo de iluminar à rua durante o período da noite. O descaso é grande e os moradores se sentem desprotegidos, pois a escuridão reina e risco de assalto é grande e todos tem medo. Também duas câmaras de monitoramento instalado nas ruas citadas, estão sem ter uma visão da área para ver e observação algo suspeita nas ruas, pois outras árvores no local com galhos enormes, estão  cobrindo esta visão. Portando, os moradores solicitam da prefeitura a corte dos galhos destas árvores, e isso, se não for incomodo. Foto: Firmino Caetano Junior. Recife/PE   

19 de março de 2015

Crime ambiental que deixou população indignada

Por puro capricho e alguns trocados, funcionários da Prefeitura da cidade do Recife (Leia-se Empresa de Limpeza Urbana do Recife), derrubaram essa belíssima e saudável árvore, cuja poda aconteceu durante os dias 16 e 17 de março de 2015. A árvore ficava na rua Dom Estevão Brioso, no bairro de Boa Viagem, em frente ao imóvel de número 28, pertencente a uma senhora. Está rua para quem não sabe e onde foi praticado este crime ambiental, é a segunda rua para quem vem pela Avenida Jequitinhonha e logo após o restaurante Entre Amigos. Um verdadeiro descaso e dos grandes. Afinal, porque a árvore foi cortada? Quem autorizou o corte? Com a palavra as autoridades e urgente. Foto: Celeste Almeida. Recife/PE

30 de novembro de 2014

Árvores em estado de degradação

No inverno passado, registraram quedas de árvores, principalmente as conhecidas como Coração de Negro. Por serem mais vulneráveis às doenças, quando caem essas árvores colocam a vida de pessoas em risco ou causam prejuízos em bens, particularmente carros estacionados sob suas sombras. Como a Emlurb (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana) só faz a avaliação de árvores depois de notificadas pela sociedade. Como não se constata serviços de prevenção realizados por técnicos da citada empresa fazendo as devidas vistorias para constatar a invasão de pragas nas árvores. Como se trata de um procedimento essencialmente necessário nota-se que o órgão municipal comete negligência ao ignorar o mapeamento da cobertura vegetal do Recife como principio fundamental. A falta de periodicidade nos serviços de podas muitas vezes mal feitas. Que para serem consideradas maduras e saudáveis levam em média 200 anos de existência.  Som sofrerem agressões de poluição, sujeira e maus tratos no subsolo onde estão plantadas. Foto: Firmino Caetano Junior. Carlos Ivan. Olinda/PE

11 de maio de 2014

Crime contra o meio ambiente, na cidade Patrimônio Histórico da Humanidade

Uma imensa árvore centenária foi podada recentemente na Rua Marly Figueiredo, no bairro de Casa Caiada, na cidade de Olinda, em Pernambuco, sem que os moradores fossem consultados. A árvore além de ser bem antiga e que nunca deveria ter sido cortada, fornecia sombra para as pessoas que por lá passavam, e ficavam embaixo e protegidos do sol castigante que impera sobre a cidade Patrimônio Histórico da Humanidade. Achando pouco, depois que a árvore foi cortada, os funcionários da prefeitura do município, deixaram um monte de galhos no chão por um bom tempo, impedindo a passagem dos carros dos moradores residentes na rua. Afinal, quem autorizou o corte da árvore? Quem foi o autor deste descaso? Como em Olinda nada vai bem e sendo administrada por prefeito incompetente, será que a ordem não partiu dele? Se foi, só temos a lamentar está tragédia imperdoável. Foto: Firmino Caetano Junior. Recife/PE

22 de abril de 2014

O crime ambiental avança pelas vias urbanas

Desde a época da construção da Avenida Norte e Tobias Barreto, no Recife, Estado de Pernambuco, milhares de árvores foram já derrubadas em nome do "progresso!". Com o aumento do calor, as vendas de ar condicionados e o consumo de energia elétrica, também cresce. Nesta foto, de um bairro na cidade do Rio de Janeiro/RJ, se percebe que as imensas redes telefônicas e elétricas valem mais do que o conforto e sobrevivência das pessoas e dos animais. De qualquer forma essa cena não é mais estranha em grandes centros urbanos, chamados, desde a época de 1960 na novela "Selva de Pedra", que se tornou realidade. Acredito que os ecologistas e ativistas do "Green Peace" estão perdendo na batalha contra a futura devastação do planeta Terra, pois só se preocupam em atuar onde aparecem na mídia internacional, que mesmo assim sempre se perdem contra grandes interesses, como ocorreu no episódio no mar da Rússia. Foto: Juliana Padilha. Rio de Janeiro/RJ. Colaboração: Breno dos Santos. Gravatá/PE

4 de dezembro de 2013

Derrubaram árvore secular

Quando cheguei em Recife fui morar no edifício Le Corbusier que tinha frente para a avenida Boa Viagem e os fundos para a Rua dos Navegantes, entre as ruas Bruno Velozo e Ribeiro de Brito, ambas no bairro de Boa Viagem, no Recife, estado de Pernambuco. Bem atrás do prédio na rua dos navegantes existia uma árvore secular cujo tronco ocupava toda a calçada. Muita gente já reclamava que a árvore impedia os pedestres de caminhar e outros defendiam sua manutenção por sua imponência. Na segunda-feira vi que ela estava sendo cortada. Perguntei ao responsável pela operação a razão e ele afirmou que ela estava sendo removida porque o cupim a tinha deixado oca e poderia cair. Mas segundo informações a razão foi outra. Fui informado é que a razão do corte teria sido a constante falta de energia provocado pelos galhos da árvore. Como se observa  ver claramente que ela não estava oca. Gostaria de saber das autoridades competentes a razão de sua remoção. Foto: Edson Campos E Silva. Recife/PE 
A EMLULB RESPONDE: Informamos que executamos esta árvore, pois foi constatada pelos técnicos e engenheiros florestais do órgão a presença de cupins no caule, além de interferência na estrutura de prédios próximos ao local, que poderia comprometer a segurança dos moradores da área. Assessoria de Comunicação

29 de outubro de 2013

Arborização destruída é um crime contra o meio ambiente

As podas irregulares realizada pela Prefeitura da cidade de Igarassu, cidade do interior do Estado de Pernambuco, continuam causando estragos nas árvores. Não existe nenhum técnico acompanhando a equipe de podação, e vários erros vem sendo cometidos, inclusive, algumas árvores já estão morrendo, por causa de cortes feitos de forma errada. Atenção Prefeitura de Igarassu a cidade precisa de arborização para amenizar a temperatura e torna o clima mais agradável, não destruam as poucas árvores existentes nas vias públicas. Vamos tratar de preservar o nosso verde. Isso é um descaso e cadê a fiscalização para multar e punir os infratores? Foto: Fernando Melo. Igarassu/PE

26 de agosto de 2013

Podações mal feitas e quem seria os inrresponsaveis?

Igarassu tem poucas áreas arborizadas na cidade e isso tem facilitado o aumento da temperatura no centro urbano. Entretanto o serviço de podação da Prefeitura Municipal vem realizando cortes malfeitos nas árvores sem acompanhamento técnico, causando enormes estragos na vegetação e prejudicando a paisagem. As podas malfeitas podem ocasionar a fragilidade e quedas das árvores. Fernando Melo. Igarassu/PE. Por outro lado, na entrada da Rua João Lacerda, cruzamento com Avenida Caxangá, no bairro do Cordeiro, no Recife, realizaram podação de uma árvore, e só deixaram a carcaça, ou seja, um pedaço de pau. São ou não descasos para com a natureza? Foto: Firmino Caetano Junior. Recife/PE

20 de setembro de 2012

Árvores podadas


Estas árvores centenárias que fazia parte do canteiro divisor de pista da Avenida Caxangá, foram podadas pela construtora que está fazendo a reforma do corredor exclusivo de ônibus, visando a copa do mundo de 2014. Muitas pessoas lamentaram o corte, e estão querendo saber de algum órgão que cuida deste tipo de agressão a natureza, se o procedimento estava dentro dos conformes e se foi feito algum tipo de pedido, para realização da podação. Um outro questionamento é saber se, realmente era preciso tal procedimento, ou não havia uma outra forma para evitar que isso tivesse acontecido. Fotos: Firmino Caetano Junior.

24 de agosto de 2012

Serviço mal feito pela Celpe

Os moradores da rua 83, no bairro de Maranguape I, na cidade do Paulista, estavam tirando par ou impar para saber quem iria podar uma árvore ( a que aparece na foto ). A comunidade estava ligando quase que diariamente para prefeitura do municipio do Paulista e para Celpe solicitando o corte dos galhos que, estavam interferindo na rede elétrica e causando transtornos e prejuízos aos moradores. Sem falar nas faísca que saíam dos fios queimando os aparelhos domésticos. Quem optou que seria a Celpe, ganhou a aposta. Infelizmente, o serviço ficou muito a desejar. Pedem novamente a presença da Companhia Pernambucana de Eletricidade, para comparecer ao local e refazer o "serviço". Henrique Lotto. Paulista/PE. ehenriquelotto@yahoo.com.br

30 de maio de 2012

Árvores precisam de poda bem feita

O inverno se aproxima e as árvores da cidade do Recife estão com muitos galhos precisando de poda inteligente, para que não haja falta de energia elétrica quando chove, pois basta uma pequena chuvinha na cidade para que as árvores caiam sobre os postes e fios de alta tensão, deixando todo mundo nas escuras. Em Boa Viagem ainda existem árvores seculares que precisam de cuidados neste período, pois ficam próximos às rede de enérgia, podendo causar um acidente. No cruzamento da rua Capitão Zuzinha com a Líbia de Castro Assis,  tem um enorme e bem-vindo sapotizeiro que está precisando de um rebaixamento, pois a "poda" que a Prefeitura da cidade do Recife fez dias atrás, foi de alguns galhos apenas, não diminuindo em nada seu tamanho total, que continua crescendo para o meio da rua e para cima. É preciso que faça a poda com equilíbrio baixando toda a copa, pois a árvore é querida da vizinhança e serve de abrigo do sol causticante do verão. É bom lembrar que nesta rua passa trânsito pesado e que a árvore também abriga insetos, abelhas, cupim e etc, precisando de auxilio dos bombeiros na hora da poda, para que saia tudo bem feito. Mas, é preciso que o serviço seja feito antes que o inverno chegue. Henrique Matos. Recife/PE.

30 de abril de 2012

Nota: Celpe e Emlurb podaram árvove e moradores agradecem

Uma árvore que fica em frente ao Edificio Biarritz,  localizado na rua Bruno Veloso, número 403, bairro de Boa Viagem, precisava urgente ser podada, pois havia risco da mesmo cair em cima de carros e pesoas que circulam pelo local e provocar acidente grave. Moradores comunicaram o fato a Emlurb e um funcionario esteve no local e nada foi resolvido. Informou que a presença da Celpe era importante, para fazer o desligamento da linha e concluir o serviço. Este blog fez esta denúncia e a Emlurb de imediato entrou em contato com a Celpe para agendar uma data para podar a árvore e ficou acertado que o serviço seria realizado no sábado (28). Os moradores estão agradecendo a Celpe e a Emlurb, pois no dia marcado, uma equipe deste dois órgãos compareceram ao local e concluiram serviço de podação.

23 de abril de 2012

Árvore ameaça cair


Esta árove que fica em frente ao Edificio Biarritz, Rua Bruno Veloso, número 403, bairro de Boa Viagem, precisa urgente ser podada. pois há risco da mesmo cair em cima de carros e pesoas que circulam pelo local. Um funcionário da Empresa de Manutenção e limpeza Urbana do Recife (Emlurb) já estive no local e nada resolveu. Informou que a presença da Celpe é importante, para fazer o desligamento da linha e concluir o serviço. A solicitação foi enviada à Celpe já faz três meses e Companhia de Eletricidade de Perrnambuco não está nem ai para o problema, ou seja, não levou em considerarão a solicitação dos moradores. Quero vê quando a árvoe cair e causar o acidente, quem vai responder e principalmente houve alguma pessoa ferida ou mesmo vim a falecer. Foto: Tarcio Cordeiro de Melo. Recife. PE.

A EMPRESA DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA URBANA (EMLURB) RESPONDE: Informa que para realizar o trabalho de poda, na Rua Bruno Veloso, é necessário que a Celpe faça o desligamento da rede elétrica no local. Isto já foi solicitado e a Emlurb aguarda apenas a confirmação da programação da Celpe para que o serviço seja executado. Assessoria de comunicação da prefeitura da cidade do Recife.

EMPRESA DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA URBANA DO RECIFE RESPONDE: Esta árvore não corre risco de queda, no entanto será necessário uma intervenção com poda de equilibrio e limpeza de galhos secos e apodrecidos, operação esta em parceria com Celpe por conta da rede de alta tensão e rede de baixa tensão. Em contato hoje com a direção da Celpe, conseguimos um agendamento para este sábado dia 28.04.2012 a partir das 8:00 horas.


Assessoria de Comunicação da prefeitura do Recife.

11 de abril de 2012

Podação desordenada


O inverno se aproxima e as árvores da cidade do Recife estão com muitos galhos precisando de poda inteligente, para que não haja falta de enérgia elétrica, como sempre acontece quando que cai uma chuvinha na cidade. Em Boa Viagem ainda existem exemplares seculares que precisam de cuidados neste período, pois ficam próximos às rede de enérgia, podendo causar um acidente, como no cruzamento da rua Capitão Zuzinha com a Líbia de Castro Assis, onde um enorme e bem-vindo Sapotizeiro, está com suas galhas tocando nos fios, precisando de poda e não corte. É preciso que a prefeitura do Recife vá ao local e faça a poda com equilíbrio, pois a árvore é querida da vizinhança e serve de abrigo ao sol causticante do verão. Foto: Divulgação. Henrique Matos. Recife/PE.

13 de fevereiro de 2012

A Prefeitura do Recife faz um pouco, mas quando faz radicaliza


A foto mostra o que restou de uma árvore que existia no bairro do Torreão (rua Marechal Deodoro, quase na esquina da rua Prof. Othon Paraíso), depois que foi “podada” pelos funcionários do prefeito João da Costa. A tal árvore, que estava com um dos seus galhos pendendo para a rua Marechal Deodoro, colocando em risco os transeuntes, havia sido tema de um texto publicado no dia 22 de janeiro próximo passado (vide em: http://www.ex-vermelho.blogspot.com), solicitando providências à Prefeitura do Recife, através de uma poda técnica. Pois bem, talvez com raiva ao ser flagrado em sua irresponsabilidade administrativa, a Prefeitura do Recife resolveu “radicalizar” (será que o fato do prefeito ser do PT tem alguma coisa a ver com isso?), partido para a poda radical. Em vista disso, é bom que os recifenses tomem cautela ao fazerem queixas quanto aos desserviços do seu gestor municipal, pois corre o risco de ter o desprazer de ver “a emenda sair pior do que o soneto”. Foto: Julio Ferreira. Recife/PE.