17 de junho de 2010

Tém que tomar remédio,sim


Depressão não é uma fraqueza da qual o doente pode sair apenas pela força de vontade. A suspensão do tratamento por parte do deprimido é um grande risco de vida para os pacientes. Os sábios conselhos que os usuários de psicotrópicos recebem nos consultórios médicos não psiquiátricos deste imenso Brasil: "Pare com isso que vai te matar"; "você vai ficar louco tomando essa droga"; "vai ficar dependente"; "não precisa disso, é só ter força de vontade". A orientação é tão mais sábia quanto maior é a desinformação do orientador.

Parentes, amigos, vizinhos, curiosos e passantes também coloboram para o sofrimento do deprimido. Depressão é uma doença. Tem boa chance de cura, mas é uma doença. Não é uma fraqueza moral. Não é um amolecimento do caráter. Não é um faniquito do qual se possa sair apenas "levantando a cabeça" e esquecendo o problema. A faceta mais cruel na situação é que o deprimido se sente arrasado psicologicamente, com a auto-estima baixíssima, com idéias de incapacidade, fatalidade e morte. No fundo do poço, enfim.

Num sofrimento intenso, com idéias de culpa torturantes, o deprimido é incentivado a retirar a medicação. O que acontece a seguir, não é preciso ser nenhum gênio para perceber. O deprimido acha que se não consegue dar conta de sair daquela situação, a culpa é dele, que é um fraco e talvez não mereça nem viver. A taxa de suicídio entre os deprimidos é bastante alta para que não se cuide com mais carinho e profissionalismo da questão. Os transtornos mentais são hoje, no mundo todo, uma importante questão de saúde pública. A depressão é uma doença de alta incidência.

Mas por que está doença é tratada com tanto desprezo em nosso meio? A resposta pode ser dada com uma palavra: PRECONCEITO. E o mais interessante nisso tudo são os estímulos que os deprimidos recebem para se livrar da enfermidade. "Sai dessa, vai a uma festa", aconselham. "Vai tomar uma com seus amigos e esquece". Uma conduta equivalente a dizer a um portador de pneumonia que meta os peitos e pare de tossir.Ou então sugerir a um infectado de meningite que isso é "coisa da sua cabeça". Depressão é exatamente a impossibilidade de fazer as coisas que eram feitas normalmente, antes. A impossibilidade de sentir prazer em estar vivo e de ver as belas cores da vida. Tem que tomar remédio, sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário