8 de julho de 2024

Combate de desperdício de água

O desperdício de água na Região Metropolitana do Recife está sendo combatido pela Compesa com maior agilidade no conserto de vazamentos. A atuação mais rápida da Companhia em resposta às perdas de água deve-se ao início de um novo contrato de prestação de serviços de manutenção de rede de distribuição, que prevê a finalização de todas as etapas do conserto em até quatro dias. Com modalidade diferenciada que avalia o desempenho do prazo e da qualidade dos serviços, visando celeridade nos consertos das tubulações e reposição adequada dos pavimentos, o contrato, um investimento de R$ 368,9 milhões, contempla ainda substituição de trechos críticos de redes antigas e implantação de novas ligações. O novo contrato será executado pelos próximos cinco anos por meio de três consórcios, envolvendo empresas de Pernambuco e de outros estados com referência nacional no setor do saneamento. São contratos com o mesmo perfil técnico e operacional. Desde fevereiro, os consertos de vazamentos na RMR, que representavam cerca de 40% das queixas ligadas ao sistema de abastecimento recebidas pela Compesa, estão sendo realizados em um tempo bem mais curto a partir da data da solicitação. O prazo envolve desde a realização do diagnóstico e execução do reparo hidráulico até a reposição do pavimento. Nos contratos anteriores, o prazo médio era em torno de 28 dias. Já as novas ligações são realizadas em até nove dias após a solicitação do cliente. Para alcançar esses objetivos, as equipes estão trabalhando 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A contratação também tem como foco a eliminação de vazamentos pendentes. Em cinco meses de contrato, a Companhia já resolveu mais de 10 mil serviços antigos, o equivalente a 94% das pendências. A nova modalidade contratual beneficiará mais de 4 milhões de pessoas na RMR e a população já consegue perceber o impacto positivo. A atuação da Compesa na resolução dos vazamentos em menor tempo (quatro dias) tem resultado na diminuição expressiva das perdas aparentes (vazamentos) e também nas queixas dos moradores com relação à resposta da Compesa na prestação dos serviços. Imprensa Compesa  

Nenhum comentário:

Postar um comentário