Mostrando postagens com marcador assinatura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador assinatura. Mostrar todas as postagens

1 de outubro de 2013

Empresa Suape não respeita termos assinado com Ministério Público

Para quem acompanha o modelo de desenvolvimento industrial predatório, adotado em Pernambuco, que tem na empresa que administra o Complexo Industrial Portuário de Suape seu símbolo maior, não se surpreendeu com a multa a ela aplicada pela Agência de Meio Ambiente – CPRH em razão do impacto ambiental que vem causando, em particular com as obras de dragagem e derrocagem do porto pela empresa holandesa Van Oold. São tantos os desmandos, o não cumprimento de leis, as injustiças praticadas pela empresa Suape ao longo dos últimos anos contra o meio ambiente e as populações locais, que não daria nestas parcas linhas descrevê-los. O mais gritante desapego à lei são os anos e anos (mais de 10 anos) de descumprimento da aplicação das compensações ambientais impostas para que os desmatamentos dos mangues, restingas e mata atlântica ocorressem naquele território. Os inúmeros Termos de Ajustes de Conduta assinados com o Ministério Público foram sistematicamente desrespeitados pela empresa Suape. Até a moradia adequada como um dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente como universais, e que lamentavelmente não é acatada por quem se diz proprietária da área, e que tem deveres em relação a seus moradores. Um exemplo a ser citado, que tem a ver com o direito a ir e vir, diz respeito aos moradores da Ilha de Tatuoca, que agora, para entrar e sair de onde vivem há décadas receberam uma carteirinha de identificação da empresa. Sem falar da verdadeira “milícia”, que foi criada e é comandada pela Diretoria de Gestão Fundiária e Patrimônio da empresa, que infernizam e tornam a vida dos que ali moram insuportável. Foto: Firmino Caetano Junior. Heitor Scalambrini Costa. Recife/PE

20 de abril de 2013

Reposição de asfalto

A Compesa e a prefeitura de Camaragibe firmaram parceria para os serviços de reposição de asfalto após as ações de manutenção nas redes de distribuição de água na cidade. O convênio foi assinado pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, e pelo prefeito Jorge Alexandre. A sistemática será a mesma adotada com outras prefeituras: a Compesa abre valas para serviços de manutenção e faz o reaterro do trecho escavado, cabendo a prefeitura o serviço de pavimentação. Por meio do convênio, a companhia vai disponibilizar um sistema informatizado para que a prefeitura tenha conhecimento em tempo real das notificações dos serviços concluídos nas vias. A partir do comunicado eletrônico, a prefeitura pode dar início aos trabalhos de pavimentação. O acordo entre  os dois órgãos já está em vigor e prevê um prazo de 20 dias para a instalação dos programas de computador e treinamento de um funcionário da prefeitura de Camaragibe para gerir o convênio no município. Foto/Fonte: Compesa