Mostrando postagens com marcador industrias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador industrias. Mostrar todas as postagens
31 de julho de 2014
Tempo incerto com inflação galopante no País
Com gosto de gás, o vírus da estagflação chegou, querendo ser o rei do pedaço, desmoronando planos, derrubando projetos, implantando um tempo de vacas magras no mercado e produzindo incertezas no cenário brasileiro. Exige a mesma imagem de sempre, independente de maquiagem. Apresenta baixo crescimento do PIB, enquanto dispara a taxa de inflação para o topo do morro. Preocupado com a terrível situação, o Banco Central alterou a regra do jogo. Embora mantenha os juros no cocuruto, a fim de segurar o IPCA, para impedir a fuga da meta, o BC resolveu ser flexível com os depósitos compulsórios dos bancos. A intenção é estimular o crédito, gerar consumo, que andam meio escondidos, super tímidos. Mas, tem um item encabulando o empresariado que é o ano eleitoral. No período de eleição, as campanhas esfriam os empréstimos, tiram o apetite do crédito, barram as vendas. Com as barbas de molho, os empresários ficam na dele. Agem iguais aos banqueiros, também desconfiados com a esmola grande, devido ao medo da inadimplência. Foto: Firmino Caetano Junior. Carlos Ivan. Olinda/PE
Labels:
aumentos,
comércio,
industrias,
inflação,
preços,
supermercados
1 de outubro de 2013
Empresa Suape não respeita termos assinado com Ministério Público
Para quem acompanha o modelo de desenvolvimento industrial predatório, adotado em Pernambuco, que tem na empresa que administra o Complexo Industrial Portuário de Suape seu símbolo maior, não se surpreendeu com a multa a ela aplicada pela Agência de Meio Ambiente – CPRH em razão do impacto ambiental que vem causando, em particular com as obras de dragagem e derrocagem do porto pela empresa holandesa Van Oold. São tantos os desmandos, o não cumprimento de leis, as injustiças praticadas pela empresa Suape ao longo dos últimos anos contra o meio ambiente e as populações locais, que não daria nestas parcas linhas descrevê-los. O mais gritante desapego à lei são os anos e anos (mais de 10 anos) de descumprimento da aplicação das compensações ambientais impostas para que os desmatamentos dos mangues, restingas e mata atlântica ocorressem naquele território. Os inúmeros Termos de Ajustes de Conduta assinados com o Ministério Público foram sistematicamente desrespeitados pela empresa Suape. Até a moradia adequada como um dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente como universais, e que lamentavelmente não é acatada por quem se diz proprietária da área, e que tem deveres em relação a seus moradores. Um exemplo a ser citado, que tem a ver com o direito a ir e vir, diz respeito aos moradores da Ilha de Tatuoca, que agora, para entrar e sair de onde vivem há décadas receberam uma carteirinha de identificação da empresa. Sem falar da verdadeira “milícia”, que foi criada e é comandada pela Diretoria de Gestão Fundiária e Patrimônio da empresa, que infernizam e tornam a vida dos que ali moram insuportável. Foto: Firmino Caetano Junior. Heitor Scalambrini Costa. Recife/PE
Labels:
ambiente,
assinatura,
desenvolvimento,
industrias,
navio,
poluição,
porto,
suape,
termos
Assinar:
Postagens (Atom)
