Mostrando postagens com marcador aves. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador aves. Mostrar todas as postagens

16 de junho de 2015

Comercio de aves silvestres nas feiras livres

O comercio de pássaros silvestres continua acontecendo nas feiras livres de algumas cidades pernambucanas e uma delas é Igarassu, Região Metropolitana do Grande Recife. As aves são retiradas ainda filhotes do seu habitat natural para serem comercializadas de forma ilegal, e por isso uma enorme quantidade morrem durante o transporte e o confinamento. As pessoas que compram aves silvestres também são responsáveis pela destruição da fauna brasileira e podem responder criminalmente por esse ato desumano. A criação e o comercio de aves silvestres é crime federal e deve ser denunciada as autoridades ambientais. Mas, cadê a polícia e os órgãos fiscalizadores, para punir e prender os que negociam esses animais? Foto: Fernando Melo. Igarassu/PE

21 de fevereiro de 2015

Liberdade para os pássaros

A criação de pássaros em cativeiro deve ser uma pratica abolida da sociedade brasileira. As aves são retiradas perversamente da natureza e aprisionadas dentro de gaiolas para servirem de exposição com seus cantos e plumas. As pessoas mantêm esse hobby por uma questão de vaidade, e isso tem contribuído para a destruição da biodiversidade. A caça e a criação de pássaros é uma atitude desumana, cruel e ilegal. Os pássaros receberam de DEUS a condição de serem livres e não podem ser aprisionados pelo ser humano. As autoridades precisa também fazer a sua parte, fiscalizando locais onde essas aves são comercializadas (feiras livres) para punir os responsáveis por este crime ambiental. Foto: Fernando Melo. Igarassu/PE 

18 de dezembro de 2013

Mais um crime ambiental

Uma enorme quantidade de aves e restos de animais mortos vem sendo jogados no rio côngrua, localizado no loteamento Agamenon Magalhães, na cidade de Igarassu, no estado de Pernambuco.  Os dejetos em decomposição estão expostos na Rua São José, causando mau cheiro e a contaminação da água. Um descaso sem tamanho que precisa ser fiscalizado pelo órgãos responsáveis. Enquanto a fiscalização não aparece, mais animais mortos são jogados dento da água, poluindo todo ambiente. A quem apelar? Até quando isso vai continuar? Foto: Fernando Melo. Igarassu/PE

4 de maio de 2012

Descaso na cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco

Setenta e duas horas. Este foi o prazo inicial que a Prefeitura de Jaboatão deu para que os cerca de 40 comerciantes de aves da feira de Jaboatão Centro adequassem as suas atividades ao decreto municipal nº 041/2012 publicado no Diário Oficial no dia 23 de março deste ano. De acordo com o documento, ficam expressamente proibidos a criação e o abate de animais de quaisquer portes, nas áreas de abrangência dos mercados públicos. Depois de diversas reuniões, o prazo foi prorrogado até o próximo dia 20, mas os proprietários dos estabelecimentos garantem que o período determinado é muito curto e que terão que fechar as portas. Em 2010, a Prefeitura realizou o I Curso no Nordeste de Capacitação de Boas Práticas (Manuseio de Carne de Aves nos Pontos de Venda). Na ocasião, os comerciantes receberam orientações para adaptação da estrutura dos estabelecimentos, mas não foram informados em momento algum sobre a proibição do abate das aves. Nesta reunião a conversa foi para que fosse reformulados os boxes existentes, segundo alguns comerciantes. A maioria então Colocaram cerâmica no piso, nas paredes e no balcão, PVC no teto, mas nunca disseram que teríamos que deixar de vender o produto. Agora, segundo um desses comerciantes com a atividade paralisada, que sustenta várias gerações da família, se sente ameaçado de acabar de um dia para o outro, uma vida inteira de trabalho e muito sacrificio e diz que: Para realizar a reforma exigida pela atual gestão, gastou aproximadamente R$ 6 mil. Outros reclamam e estão preocupados com esta situação e que precisam de capacitação, ajuda, tempo, para enfrentar a nova realidade, mas não é oferecido pela prefeitura coisa alguma. O desejo dos vendedores é que a Prefeitura de Jaboatão disponibilize um abatedouro público e prorrogue o prazo para o cumprimento de todas as exigências do decreto municipal e desabafam: O que vai acontecer com as nossas famílias? E com as famílias dos nossos empregados? Temos nossos compromissos e isso também precisa ser levado em conta. Foto: Divulgação.

5 de outubro de 2011

Atenção Cipoma: Feira do troca-troca do Cordeiro mudou de horário


A feira do troca-troca do pateo da feira livre do Cordeiro (onde se vende de tudo) e tendo como carro cheque aves raras e em extinção, não acabou como muitos pensam. A estratégica usada pelo "vendedores" foi mudar de horário, ou seja, o expediente começa agora às 3H e vai até às 6H no máximo, evitando assim a presença da polícia ambiental, que diga de passagem, nesta horário o pessoal da polícia ainda dorme. E agora?

16 de outubro de 2010

Atenção Cipoma


Amanhã é dia de comercialização ilegal de pássaros no pateo da feira livre do Cordeiro, onde funciona há anos uma feira de troca-troca. O Cipoma, que á a Cia.Independente de policiamento do meio ambiente da policia miltar, até que dá o ar de sua graça compareceneo ao local sempre que necessário e apreendendo aves silvestres em extinção e proibido pelo Ibama. Mas, ninguém consegui ser preso e talvés por não existir leis mais severa, para se punir este tipo de atividade. Pergunto: O Cipoma vai continuar realizando blits no local? Quando for, que nos envie as imagens das aves apreendidas para publicar neste blog, mostrando assim que está companhia está sempre alerta para este tipo de crime.