Estive recentimente na Junta Comercial do Estado de Pernambuco, que fica
na Rua Imperial, no bairro de São José., para me informar quais os
procedimentos para dá baixa em uma empresa de um amigo. Depois de ir
para lá e prá cá feito uma barata tonta, fui finalmente atendido. Ao
informar à atendente do que se tratava, a mesma começou a relatar quais
os procedimentos necessários e confesso que nada entendi, pois a relação
chegava a mais de 40 itens e com um detalhe: Todo procedimento teria
que ser feito através do site da Junta Comercial ou procurar um contador
especializado. Um absurdo sem tamanho, pois quem não tem computador vai
ficar a ver navio e quem possui, é praticamente impossível
preencher este formulário, devido a burocracia que existe e quem não
tiver muito dinheiro para pagar um contador, vai ficar sem dá baixa na
sua ex-empresa, sem contar que as taxas cobradas estão muito salgadas.
Para se ter uma idéia, até para se conseguir uma informação pelos
telefones: (81) 3182-5200/ 3182-5255 é bastante complicado, pois do outro lado
linha, quem atende é um computador (gravação), que lhe dá várias opções e
no final ninguém entende nada e nada se resolve. Simplesmente manda entrar
no site, pois é lá que estão todas as informaões necessárias. Afinal,
para que tantas pessoas atendendo no órgão, se a maior dos problemas só
pode ser feito pela internet? É ou não um falta de respeito para com os
contribuintes e querendo fazer as pessoas de idiotas? Por que não voltar os
procedimento de antes, quando tudo era mais fácil de resolver, uma vez que
os documentos eram preenchidos na ora e as taxas pagas em uma agência
bancária instalada dentro da junta?. Danado, é que a tecnológia veio
para facilitar a vida das pessoas, mas na Junta Comercial de Pernambuco,
complicou e ficou pior. Minha nota para este novo sistema implantado a
quase um ano: ZERO. Foto: Firmino Caetano Junior. Recife/PE.
JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO RESPONDE: A
internet é o melhor meio de comunicação, disponibilizando informações e
serviços, proporcionando maior conforto, ajudando na mobilidade,
rapidez, facilidade e de conhecimento pelas informações, bem como na
relação com órgãos públicos, minimizando os desgastes
pontuais. Desta forma, não podemos abrir mão desta ferramenta para
melhorar a prestação de serviço. Estamos investindo cada vez mais nesta
ferramenta, utilizada pelas empresas privadas para negócios e serviços.
Todos terão que fazer um esforço para se adequar as novas tecnologias.
Quanto à sua necessidade para produzir o distrato de sua empresa, você
poderá recorrer ao portal da JUCEPE: www.jucepe.pe.gov.br, onde encontrará modelos de documentos e orientações para proceder ao distrato ou extinção de sua empresa. Nossas
desculpas pela impossibilidade de atender à sua solicitação de
disponibilizar, mais e melhor atendimento presencial, com menor uso de
tecnologia. A sociedade tem nos cobrado não atendimento presencial, mas
melhor eficiência, eficácia e efetividade na prestação de serviço pela
internet. Bem
próximo não teremos nenhuma solicitação presencial, veja os serviços
bancários e as vendas de produtos e serviços pela internet. Estamos
muito atrasados no item prestação de serviço pela internet, mas vamos
repensar o que está errado na nossa prestação de serviço, para minimizar
o seu descontentamento. Roldão Alves Paes Barreto. Secretário Geral.
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