29 de junho de 2012

Nota Zero para Junta Comercial do Estado de Pernambuco

Estive recentimente na Junta Comercial do Estado de Pernambuco, que fica na Rua Imperial, no bairro de São José., para me informar quais os procedimentos para dá baixa em uma empresa de um amigo. Depois de ir para lá e prá cá feito uma barata tonta, fui finalmente atendido. Ao informar à atendente do que se tratava, a mesma começou a relatar quais os procedimentos necessários e confesso que nada entendi, pois a relação chegava a mais de 40 itens e com um detalhe: Todo procedimento teria que ser feito através do site da Junta Comercial ou procurar um contador especializado. Um absurdo sem tamanho, pois quem não tem computador vai ficar a ver navio e quem possui, é praticamente impossível preencher este formulário, devido a burocracia que existe e quem não tiver muito dinheiro para pagar um contador, vai ficar sem dá baixa na sua ex-empresa, sem contar que as taxas cobradas estão muito salgadas. Para se ter uma idéia, até para se conseguir uma informação pelos telefones: (81) 3182-5200/ 3182-5255 é bastante complicado, pois do outro lado linha, quem atende é um computador (gravação), que lhe dá várias opções e no final ninguém entende nada e nada se resolve. Simplesmente manda entrar no site, pois é lá que estão todas as informaões necessárias. Afinal, para que tantas pessoas atendendo no órgão, se a maior dos problemas só pode ser feito pela internet?  É ou não um falta de respeito para com os contribuintes e querendo fazer as pessoas de idiotas? Por que não voltar os procedimento de antes, quando tudo era mais fácil de resolver, uma vez que os documentos eram preenchidos na ora e as taxas pagas em uma agência bancária instalada dentro da junta?. Danado, é que a tecnológia veio para facilitar a vida das pessoas, mas na Junta Comercial de Pernambuco, complicou e ficou pior. Minha nota para este novo sistema implantado a quase um ano: ZERO. Foto: Firmino Caetano Junior. Recife/PE.
JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO RESPONDE: A internet é o melhor meio de comunicação, disponibilizando informações e serviços, proporcionando maior conforto, ajudando na mobilidade, rapidez, facilidade e de conhecimento pelas informações, bem como na relação com órgãos públicos, minimizando os desgastes pontuais. Desta forma, não podemos abrir mão desta ferramenta para melhorar a prestação de serviço. Estamos investindo cada vez mais nesta ferramenta, utilizada pelas empresas privadas para negócios e serviços. Todos terão que fazer um esforço para se adequar as novas tecnologias. Quanto à sua necessidade para produzir o distrato de sua empresa, você poderá recorrer ao portal da JUCEPE: www.jucepe.pe.gov.br, onde encontrará modelos de documentos e orientações para proceder ao distrato ou extinção de sua empresa. Nossas desculpas pela impossibilidade de atender à sua solicitação de disponibilizar, mais e melhor atendimento presencial, com menor uso de tecnologia. A sociedade tem nos cobrado não atendimento presencial, mas melhor eficiência, eficácia e efetividade na prestação de serviço pela internet. Bem próximo não teremos nenhuma solicitação presencial, veja os serviços bancários e as vendas de produtos e serviços pela internet. Estamos muito atrasados no item prestação de serviço pela internet, mas vamos repensar o que está errado na nossa prestação de serviço, para minimizar o seu descontentamento. Roldão Alves Paes Barreto. Secretário Geral.

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